Restaurado: Nutrição e Vigor.

Boa noite. 🙂

Há pouco fui incubida com a tarefa de restaurar um livro bem antigo de nutrição. Nesse post vou mostrar fotos do processo e os problemas que precisei resolver quanto ao estado que me entregaram o livro.

É interessante entender os problemas para identificar ações que podemos evitar para tratar bem nossa estante.

Neste recebi o livro com fita crepe colando uma lombada inexistente, páginas faltando, costura fragilizada pelo tempo e atrito com o livro, manchas (afinal também é um livro de receitas, sabemos bem onde e como eles são usados, haha), pontos de oxidação, capas de tecido sujas (ahh, a cozinha…), guardas industriais desgastadas.

Aqui o livro, para entenderem melhor o estado dele:

Bom, é interessante fazer observações a respeito de coisas que gosto de manter no trabalho (tudo o que consigo, na verdade). Mas reorganizei algumas coisas interessantes. A capa original foi mantida, ela passou por uma limpeza meticulosa, reintegrada e anexada com um couro exposto de mesma tonalidade. Optei por saldas duas guardas que estavam em melhor estado para manter partes do design original do livro, mas inseri ambas como páginas junto com o bloco de texto, no final do livro.

postits

Logo atrás delas criei uma pasta de papel neutro para acondicionar todos os milhares de post-its que estavam entre as folhas, que fazem parte do histórico de uso do livro.

livrofinal

Achei o resultado final bem meigo. O que acham?

Devido aos bons cuidados com essa peça preciosa da estante agora podemos usufruir também de uma alimentação extremamente saudável, energética e fortificante! =D

Sem Título-1

Anúncios