Tutorial: Tirando molde do rosto.

Boa tarde!

Hoje especialmente para que curte trabalhar com modelagem em pequena e grande escala, vou compartilhar o tutorial da revista “Special Effects MakeUp”, como referência base para tutoriais que virão nos próximos dias. Disponibilizo aqui as páginas do livro e a tradução do tutorial, espero que gostem. =)

Materiais:

Pros-Aide (adesivo para pele)
Alcool
alginato (pode ser encontrado em casas especializadas para material de dentistas, adequado para alto nivel de detalhamento do molde)
ataduras de gesso (pode passar o gesso nas bandagens também)
vaselina
release agent (misturado com água na proporção de 1:1)
água morna
Gesso
clay (para tapar as narinas e outras aberturas quando despejar o gesso)
 
Ferramentas:
Pente
Tesouras
Lápis Vermelho (ou caneta com tinta a base de água)
Gaze, lenço facial de papel
algo para cobrir o corpo e as roupas e mantê-las limpas, pode ser sacos plásticos grandes ou toalhas de banho.
Fita adesiva
Cotonetes
Um recipiente para dissolver o Alginato
 
1 – Cubra o corpo inteiro da modelo (excerto a cabeça) com plástico para previnir que suas roupas fiquem sujas. Qualquer coisa grande o bastante para cobrir vai bastar, incluindo folhas de plástico or sacos de plástico translúcidos. Grude com durex as partes em que o plástico se une para evitar que o alginato vaze nas roupas da modelo.
2 – Amarre para trás o cabelo da modelo. Se a modelo tiver cabelos curtos use grampos para prende-los bem à cabeça ao invés de vestir uma bandana na modelo. Isso irá ajudar para que a modelagem de seu rosto fique o mais apurada possível.
3 – Cubra a cabeça da modelo com uma touca de látex e cole ela no lugar com Pros-aide para prevenir a criação de bolhas ou amassados. Se não tem acesso a uma touca de látex, use uma touca comum e aplique fita cirúrgica nas bordas. Ou como outra alternativa, faça a modelo usar uma touca de banho bem fina.
4 – Aplique vaselina para proteger o cabelo do lado das orelhas, isso vai prevenir o alginato ou o gesso a grudar.
5 – Da mesma forma, cubra os cílios e o olho com vaselina.
6 – Cubra as sobrancelhas com vaselina também.
7 – Traceje a linha do cabelo com uma caneta com tinta a base de água. Use uma cor de destaque. A tinta a base de água vai acabar manchando o interior do alginato, refletindo a linha de cabelo da modelo.
8 – Aplique água com sabão na touca de látex para evitar que o alginato grude. A água com sabão funciona como um líquido para desenformar o molde.
9 – Comece o processo de fazer o molde para a parte de trás da cabeça. Molhe as ataduras de gesso na água morna que deve estar na mesma temperatura que sua pele e permita as ataduras a amaciar.
10 – Aplique as ataduras de gesso na parte de trás da cabeça da modelo para que possa aderir ao contorno da cabeça.
11 – Quando tiver terminado de aplicar as ataduras na metade de trás da cabeça da modelo, de tapinhas na superfície para alisar e retirar completamente qualquer bolsa de ar, e então o gesso vai se encaixar perfeitamente na forma da cabeça. Aplique sabonete nas bordas das ataduras onde a metade detrás irá se sobrepor a da frente. Isso tornará mais fácil para remover as duas metades.
12 – Dissolva o alginato em água morna que deve estar na mesma temperatura que o lóbulo de sua orelha, ate o alginato ganhar consistência. Tome cuidado pois se a água estiver muito quente o alginato irá se solidificar muito rápido. Alginato tende a se solidificar rapidamente na pele, então tenha certeza que você completou todas as outras etapas e agora faltará apenas aplicar ele. Então pode prepara-lo todo de uma vez.
13 – Aplique o alginato começando pelo topo da cabeça  e alisando-o para baixo e para os lados. Comece com os olhos, nariz e boca. Cubra por completo a parte de trás da cabeça da modelo enquanto alisa qualquer parte do alginato que esteja escorrendo ou deformando até deixar somente as narinas destampadas para respirar.
14 – Quando o alginato estiver solido (não deve demorar mais que cinco minutos), repita o mesmo processo na frente do rosto. Cubra o resto do rosto com ataduras de gesso que acabaram de ser umedecidas na água morna.
15 – Corte uma atadura de gesso que seja pequena o suficiente para cobrir o nariz entre as narinas e aplique-o no nariz.
16 – Desenhe linhas de divisão onde a parte da frente e de trás se encontram para ajudar a encaixar as duas metades do molde depois que for removido.
17 – Use uma espatula ou faca para separar os moldes quando as ataduras de gesso tiverem endurecido.
Espero que tenham gostado. 🙂 Segue as páginas do tutorial original:
12
3
4
Anúncios