Tuto: Encadernação Japonesa I

Boa tarde!
Como estão? Eu passei alguns dias pesquisando tutoriais legais para compartilhar aqui, e decidi fazer um post sobre um tipo de encadernação que eu acho muito bonito e fácil de repassar (pelo menos o básico, sempre, né?).

Bookbiding via Jeny Carrington.

Essa costura bonita é conhecida como Encadernação Japonesa. Une blocos de folhas sem dobra e pode ser utilizada de diversas maneiras. Minha irmã mais nova passou a usar muito para finalizar trabalhos da faculdade. O acabamento pode ficar bem elegante e passar uma impressão melhor para professores e bancas do seu curso, como todo bom acabamento e preciosismo costuma passar.

Posteriormente pretendo fazer um post sobre estilos diferentes de encadernação, então nesse post vou focar apenas em tutoriais básicos deste modelo.

O primeiro é uma imagem do site Homemade Gift Made Easy, ensinando uma forma simples de reproduzir a costura em um bloco A5 horizontal com apenas dois furos:

Sugestão minha: no curto tutorial acima, a capa dura possui uma divisória. Provavelmente a capa em si foi recortada em papel Paraná, e dividida em duas partes, a faixa da costura e a capa em si. Usa-se manter as duas unidas com fita crepe e um espaço de poucos milímetros entre elas, e por fim encapar com o papel de preferência (papel japonês de origami fica muito bonito, ou papel de scrapbook).

Papel de Origami, via Flickr A Craft Tour of Porto.

Bonito né?

Mas esse tipo de encadernação pode ser bem mais complexo. Por isso nomeei como Encadernação Japonesa I, posteriormente pretendo achar ou fazer uma tuto de formas diferentes dessa mesma encadernação, mais complexas também. Mas já separei para essa postagem esse tutorial em vídeo extremamente bem explicado e filmado de uma encadernação Japonesa com 4 furos, feita pelo canal Sea Lemon, sugiro que vocês deem uma conferida nos outros tutoriais deles, são realmente muito bons.

Gostaram?

Agora só para deixar um gostinho de quero mais, vou deixar alguns exemplos de usos desse tipo de encadernação. Alguns básicos e outros bem avançados. E nos próximos tutos avançamos mais passinhos de formiga até os designs bonitos desse pessoal. Dá uma olhada:

Portfolio Sunset Park pela Graphic Standarts.

tumblr_maehvkutMq1qez2q6o1_1280.jpg (600×450)

SnakeEyes por BeccaMakingFace.

A encadernação do livro erótico ‘pleasure, pretty please’ de Stasia Burrington.

E o album fotográfico de Zoe Marie May.

Quatro exemplo de design para diferentes finalidades. Um mais bonito que o outro. Achei interessante o uso de uma costura tão tradicional e artesanal para o primeiro exemplo, que é bem moderno. E depois uma versão mais complexa no segundo, Snake Eyes, mas também muito bonita. O tutorial da SnakeEyes estará disponível semana que vem no Blog. =)

As últimas duas são bem femininas, e costuras mais simples também. Mas achei bonita a aplicação simples do vermelho na impressão em preto e branco do terceiro exemplo. É bem diferente do design requintado do último.

O que acharam? Já pensaram em algum uso para o trabalho de vocês?


Anúncios