Massas para modelagem #1: Polymer Clay

Atendendo a pedidos, vamos começar uma série de posts descrevendo as diversas massas usadas para modelagem e escultura.

Uma prática muito comum de artesãos encadernadores é esculpir as capas de seus livros e cadernos em alto relevo,  o que é perfeitamente compatível com encadernações do tipo capa dura e abre uma linda possibilidade artística nesse tipo de suporte.

image

Via Beadinggem.

O material preferido para esse tipo de trabalho é a massa de polímero, mais conhecida como Polymer Clay.

image

Via Wikipedia.

A massa de polímero tem a característica de não secar enquanto está sendo trabalhada e de ficar muito resistente depois de uma queima que pode ser feita em qualquer forno caseiro,  sendo que o tempo de cura e a temperatura depende do fabricante. O único porém é que para que a polymer clay fique elástica e fácil de ser trabalhada ela precisa ser condicionada, o que quer dizer que você precisa “sovar”  a  massa por alguns minutos antes de trabalhar com ela. É muito comum que escultores que a usam passem a massa por uma máquina de fazer macarrão antes de começar.

image

Via Wikipedia.

Apesar disso, a polymer clay tem a facilidade de secar no momento que o escultor estiver satisfeito com a escultura e pode inclusive ir ao forno mais de uma vez, para secagem de adições posteriores de massa.  Além, é claro, de vir em uma gama variada de cores e permitir belas mesclagens entre elas.

image
Colar “Moëbius Strip”.

Via Polymer Clay Daily.

image
Mesclagem intrincada formando uma bela tigela.

Via Art in the Round.

A polymer clay também aceita trabalho de finalização com lixas, tintas e vernizes.

image

Via Gabrielle Pollacco.

Além de poder ser misturada com uma gama de outros materiais.

image

Via EBSQArt.

image
Caderno feito com diversos materiais na massa de polímero.

Via EBSQArt.

Uma das marcas importadas preferidas pelos escultores é a Super Sculpey, mas podemos encontrar outras disponíveis no mercado nacional, como a Fimo, que é fácil de ser achada em papelarias e lojas de arte. 

image
“Red Sonja” esculpida com Super Sculpey por Paolo Vieira.

Via Muddy Colors.

Minha recomendação vai para a marca nacional PVClay, que vem em pacotes bem em conta.

image

Via Beatriz Cominatto.

Você já experimentaram alguma Polymer Clay? Conte pra nós sua experiência nos comentários. =)

Anúncios

14 comentários sobre “Massas para modelagem #1: Polymer Clay

  1. Olá poderia me ajudar por favor? estou precisando da massa super sculpey pois a pv clay é um pouco dura para mim pois eu fiz uma cirurgia nas mãos e não tenho forças de condicionar a massa, e a super sculpey é mais maleável e não dói minhas mãos e dedos. Poderia se possivel me ajudar me fornecendo o endereço eletrônico de algum site ou fornecedor ou representante aqui no Brasil?

    1. A Oficina Trifólio está voltando à ativa, obrigada pelo comentário.
      Eu já vi a super sculpey sendo vendida na Casa do Artista, não custa dar uma olhada lá.
      Mas de qualquer forma eu recomendo outras massas com menor necessidade de condicionamento, até mesmo algumas bi-componente como epoxi tem menos esse problema, pois você pode usar uma porção pequena por vez. Tente também as diversas clay a base de óleo disponíveis na Dim Clay, elas amolecem com a temperatura e te poupam o trabalho.

  2. Uma pena as massas de polimero serem tao caras e digiceis de serem acadas aqui…pq porcelana fria deica muito a desejar vc tem tempo cronometrado n consegue detalhar nada…so serve mesmo pra essas tiazonas ridiculas que n sabem desenhar nem um sol fazerem artesanato.

  3. de todas as massas que testei a pvclay foi a melhor. só vem bem dura e perde um tempinho pra amaciar, no caso quem nao tiver aquela maquininha de fazer macarrão

    1. Olá Giovanna, é possivel que você encontre esse tipo de trabalho no Etsy ou no Ebay, não vai ser exatamente esses, mas não conheço nenhum estúdio de encadernação que tenha isso em pronta entrega. Agora é possível fazer encomendas. =)

    1. Olá Rosangela,
      pelo que eu entendi da técnica de fazer bonecas bebê Reborn você pode usar vários tipos de silicone inclusive esse silicone de vedação dentro de um molde de boneca. Se o que você está buscando é pigmentar o silicone para fazer uma cor base de pele de bebê, eu recomendo que você misture pigmento em pó da cor de pele que você quer atingir ao silicone até dar uniformidade. Quando estiver testando mistura de materiais, lembre-se de fazer uma quantidade pequena de teste primeiro para ver como eles vão interagir. Os pigmentos em pó vc acha em lojas de arte e artesanato. Espero que tenha respondido sua dúvida, qualquer coisa mande um email para oficinatrifolio@gmail.com

  4. Boa Tarde,
    Tenho pequisado bastante sobre Polymer Clay, e até o momento o mais interessante(Custo/benefício) pra quem vai começar, seria a PVClay. Contudo, o que tem me intrigado é q não encontrei praticamente nada sobre Esculturas em PVClay, acho bastante Videos informativos e “Tutorias” de profissionais (merchandising), com video-aulas do próprio criador da Pvclay. Mas grande parte voltado para artesanado e bijoteria, que inclusive exitem massas diferentes da PVClay (Artesanato e Escultura). E o mais estranho é que quase tudo que eu encontrei tem 2 anos ou mais que foram postadas, no próprio Canal do Youtube do Criador da Pvclay só tem video antigo. Para ser sincero, só encontrei um video de Escultura feita com PVclay(um pequeno busto de Hulk na cor branca), mas sem nenhum detalhe de como e se de fato foi feito com pvclay.
    Gostaria de saber se vocês tem exemplos de esculturas feitas nessa Clay. Videos, Fostos, etc ??

    Obrigado.

    1. Olá Jaderson, o fato de haver mais exemplos e tutoriais das polymer clay sendo usadas para artesanato e bijuterias é devido às propriedades da massa. Ela é uma massa elástica mas precisa ser trabalhada até esse ponto. Quase como uma massa de bala de coco, e tem uma boa mesclagem de cores, além de assar em baixas temperaturas (forno caseiro). Mas as propriedades desejadas na escultura de alto detalhamento não são tão fortes nessa massa. No ponto mais macio ela se torna elástica demais e não dá firmeza. Para escultura o mais comum é o uso das massas oil clay, que tem diferentes firmezas e permitem afinamento de textura com o uso de solventes e calor. Recomendo que dê uma olhada no site da DimClay, eles tem vários vídeos a respeito das diversas clay e como utilizar. =)

      1. Muito obrigado pelo retorno,
        Acabei comprando a PVClay tom de pele media mesmo, para esculturas, (Pelo menos é o que diz na embalagem) Achei que essas Pv Clay para esculturas seriam equivalentes às Super Sculpey, só que mais barata.
        Mais uma vez, obrigado pela atenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s