Tuto: encadernação japonesa, variações de costura de quatro pontos.

No último post mostramos as quatro variações tradicionais da encadernação japonesa de furos. Com alguma prática dessas técnicas é possível perceber que a encadernação japonesa é muito simples em sua essência, não importa qual variante você escolha fazer. Uma vez criada a disposição de furos e a ordem da passagem da linha podemos fazer muitos outros padrões baseados nos quatro tradicionais. Japanese-Bound-Books   Via Crazy Craft. Tudo que é preciso observar é qual será o tamanho da “lateral” reservada para fazer a costura em relação ao resto do livro em si.

leon

Variação da Yotusme Toji

Via Jenni Bick Book Binding. Por causa desse espaço gasto a maioria das encadernações nesse estilo são feitas na borda curta da página, gerando um livro em “modo paisagem”. 831a28d1e74917d543aeba79d1358cba Via Pintrest. Quando cursei a disciplina de História da Arte Medieval, eu parti desse mesmo modelo japonês, alternando apenas os materiais para encadernar o tomo de apostilas daquele semestre. Essa foi a variação que eu fiz. =) Medieval_Textbook_by_ynguer Via DeviantArt. Mas dá pra ir mais longe e fazer como a Becca e criar padrões totalmente novos, que formam desenhos na encadernação. Já mostramos em outro post a variante “Olho de cobra” criada por ela, que ela ensina como fazer nesse tutorial. jsb-snakeeye3 jsb_1 Via Becca Making Faces.

A Becca foi bem mais longe e criou uma infinidade de padrões que podem ser costurados em encadernações japonesas. Ela usa como suporte placas-pluma de espessura razoável para simular a lateral do livro, e que fica de excelente tamanho para guardar seus belos designs.

image

Via Becca Making Faces.

Não é legal? Já fez bastante encadernações japonesas? Que tal variar e fazer seu próprio design? =)

Anúncios